Serviço gratuito de Telessaúde da Sesa é ampliado com participação da Etice

1 de abril de 2022 - 11:11

O suporte ajudará no diagnóstico de doenças que apresentam sintomas parecidos e geram dúvidas na população. O serviço é ofertado gratuitamente e engloba, além da Casa Civil, duas entidades do setor de tecnologia estadual: a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) novamente ampliou o serviço do Núcleo de Telessaúde em sua pasta. A assistência virtual, antes com atendimento somente para dúvidas sobre Covid-19, passou agora a oferecer também esclarecimentos sobre síndromes gripais, de forma mais abrangente.

Desde abril de 2020, quando a ferramenta foi criada, já foram realizados mais de 400 mil acessos à plataforma e cerca de 42 mil pessoas atendidas pela equipe de saúde. Nos primeiros 15 dias de fevereiro de 2022, cerca de 500 atendimentos de retorno foram realizados com sucesso.

Ressaltando: o atendimento online funciona 24 horas. Antes de receber atendimento, o usuário passa por uma triagem em conversa com um sistema de inteligência artificial.

Funcionamento

Para implementar tal mudança, por recomendação da empresa Facebook Meta, a Sesa precisou trocar o número de WhatsApp utilizado para os atendimentos virtuais e obter um perfil verificado de administrador.

O atendimento ao público acontece por meio de aplicativos de mensagens instantâneas – WhatsApp (85 8439-0647) e pelo Telegram (@plantaocoronavirus). Além desses, também estão disponíveis chats no hotsite Coronavírus e nos endereços eletrônicos da Sesa e do Governo do Estado do Ceará.

O horário de atendimento realizado por profissionais da saúde ocorre das 7h às 22h, todos os dias da semana. A tecnologia oferece, ainda, respostas para as dúvidas mais frequentes, retiradas a partir das redes sociais.

A plataforma funciona com um recurso de inteligência artificial para triagem, com perguntas sobre sintomas, captando os usuários que necessitam de atendimento mais personalizado, a serem direcionados aos profissionais da saúde. Além disso, vale destacar que existe também a opção de acessibilidade para ativar a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Luiz Costa, coordenador do Núcleo do Telessaúde da Sesa, explica que o serviço é completo e já está funcional: “Os usuários passam primeiramente por uma avaliação. Nós emitimos receita, dispensamos atestado, quando necessário, e também indicamos o tempo correto de isolamento”, comentou o coordenador.

Esta iniciativa, além de possibilitar um meio rápido e indutivo para a população poder tirar suas dúvidas, pretende também aliviar a demanda nas unidades de saúde de plantão. “O plantão está evoluindo para atender aos casos de síndrome gripal. A telemedicina pode diminuir o fluxo nas unidades e até resolver casos menores. Além da Covid-19, estamos vivenciando também muitos casos de gripe. O atendimento remoto beneficia os usuários sem que eles precisem sair de casa”, pontua Allan Denizard, articulador do serviço da Sesa e médico de Família da Comunidade.

TeleConsultas

O Plantão Coronavírus também conta com consultas de retorno, em algumas unidades, além de realizar a triagem de pacientes com sintomas e compartilhar informações sobre saúde mental.

As consultas de retorno via Plantão Coronavírus estão sendo ampliadas. Atualmente, os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Geral César Cals (HGCC), Infantil Albert Sabin (Hias) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) já contam com este serviço.

01/04/2022 – 10:00
Secretaria de Saúde do Ceará

Kelly Batista e Marcos Felipe Martins – Equipe de

Comunicação (Escritório de Governança Corporativa – EGC) // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br