Provedores de Internet iniciam conversa com a NeoTV para a compra de programação

31 de julho de 2012 - 11:27

A Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) já iniciou um contato com a associação NeoTV para a aquisição de programação, agora que os pequenos provedores poderão prestar serviço de TV por assinatura. Segundo o presidente da associação, Wardner Maia, ainda não existe nenhum contrato formal com a associação, mas o caminho para os pequenos conseguirem a programação – que é o maior custo de uma empresa de TV por assinatura – certamente passa por um consórcio, seja entre eles ou com uma associação que já tem esse objetivo.

Para Maia, ainda são poucos os pequenos provedores que obtiveram a licença do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), mas esse número deve crescer “exponencialmente” assim que surgirem os primeiros casos de sucesso. O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maya, estima que a agência já tenha concedido cerca de dez outorgas de SeAC aos pequenos provedores. Entre eles, está o provedor Via Real, de Conselheiro Lafayte (MG), cujo serviço de TV por assinatura deve entrar em operação até o final do ano.

“O SeAC nos permite entrar no jogo dos combos do qual nós não participamos hoje e justifica o investimento em uma rede de fibra”, afirma Marcelo Siena, que é representante dos pequenos provedores no Conselho Consultivo da Anatel. Segundo Marconi Maia, da Anatel, hoje existe oferta combinada de TV e banda larga basicamente onde existem as empresas de cabo, algo em torno de 400 municípios. O superintendente explicou que a expansão da área de abrangência do serviço não exige que o provedor apresente um novo projeto técnico para a Anatel. Basta que ele licencie a estação e recolha as taxas do Fistel. Isso é importante, já que na regulamentação do SeAC o provedor pode optar por prestar o serviço em uma área restrita a um ou dois bairros de um município.

O presidente da Anatel, João Rezende, lembrou que a entrada dessas empresas no segmento de TV por assinatura exige que elas cumpram todas as regras da Lei 12.485, que criou o SeAC, entre elas o carregamento de canais obrigatórios. Segundo ele, o segmento de TV por assinatura está crescendo muito impulsionado pelas operadoras de DTH, “mas queremos que isso seja puxado por cabo, porque o cabo leva banda larga junto”. As declarações foram dadas no 4º Encontro Nacional da Abrint.

 

 

Fonte: (teletime)