Embratel será surpresa em cloud computing em 2013

9 de janeiro de 2013 - 19:08

De acordo com a consultoria, teles terão importante papel na oferta de soluções de Ti corporativa com lançamento de gestão de big data por uma telco em breve

A Frost&Sullivan apresentou sua visão de tendências para o mercado brasileiro, com base em pesquisa com empresas locais. Computação em nuvem, mobilidade corporativa e big data analytics são os grandes nomes do jogo no segmento corporativo, assim como em boa parte do mundo com regiões mais ou menos avançadas. A novidade talvez esteja no papel das grandes companhias de telecomunicações no universo de TI, que deve ser crescente, conforme apontou o analista para o setor da Frost&Sullivan, Fernando Belfort.

A Oi tem se estruturado como fornecedora de tecnologia da informação (TI) para o segmento corporativo, tendo realizado importantes lançamentos em 2012, como a computação em nuvem, o Oi Gestão Mobilidade e o Oi Gestão WAN, com a promessa de seguir avançando. A Telefônica entrou no mercado de cloud em abril. E a Embratel, do grupo América Móvil com Claro e NET, deve ser a nova entrante de peso, com a inauguração em setembro do primeiro data center voltado para serviços de computação na nuvem.

“A Oi tem feito um ótimo trabalho e agora completa quase um ano de estratégia de cloud, oferecendo o serviço em portal online, aproveitando a sinergia com a Portugal telecom. A Telefônica tem investido muito na integração com a Vivo, mas também investido no portfólio de cloud e fará cross selling e up selling na base. Acho que a Embratel utilizou o ano de 2012 para entender a oferta de serviço de cloud e será uma surpresa positiva”, afirmou Belfort em conferência.

A chave para o sucesso das grandes teles na oferta de serviços de TI, como cloud, pode estar no crescente entendimento de executivos das empresas locais de que um dos entraves para a adoção de Software como Serviço (Saas) ou Infraestrutura como Serviço (Iaas) é a conectividade, conforme demonstrou levantamento da consultoria. A conectividade é uma barreira para adoção de soluções com computação em nuvem para 59,5% dos respondentes, porcentagem maior do que a apresentada no ano anterior, quando apenas 38% dos CIOs apontaram a conectividade como entrave para a adoção do tipo de solução.

A ligação entre o negócio central das teles e a tendência de adoção de tecnologia pelo mercado corporativo ainda vai além. As operadoras são especialistas em gestão de dispositivos móveis, por exemplo, outra tendência apontada pela Frost&Solluvan para 2013. A terceira grande tendência para a TI corporativa no Brasil, adoção de Big Data Analytics, também deve ser resolvida pelas telas. De acordo com Belfort, uma empresa de telecom fará um anúncio de serviço de Big Data Analytics no próximo trimestre. As apostas estão na Oi, que prometeu fazer um lançamento por trimestre em 2012 e 2013.

 

Fonte: (tele.síntese)