ETICE é o primeiro portal público do Brasil que disponibiliza IPV6

17 de janeiro de 2013 - 18:25

O Governo do Estado do Ceará deu um importante passo para utilizar a mais nova geração da internet: O IPV6. Essa nova realidade já está disponível no portal do Governo via IPV6, uma ação pioneira no Brasil. A implantação segue a mudança da Rede global que iniciou uma nova fase de endereços de IPs para acatar ao crescimento de aparelhos conectados à web.

O Protocolo Internet, ou IP, foi criado para permitir a comunicação entre diferentes redes de computadores. O IPv4 tem sido usado na Internet desde 1983. IP é a abreviação, em inglês, de Protocolo Internet. Um protocolo é a definição do conjunto de regras e códigos utilizados pelos computadores para se comunicarem em uma rede. No Protocolo Internet, uma dessas regras diz que cada um deles deve ser identificado de maneira unívoca, através de um número, que também leva o nome de IP. Não pode haver mais de um computador usando o mesmo IP em toda a Internet, o que possibilita que os dados sejam sempre encaminhados ao destino correto. Se compararmos o endereço IP com o endereço de uma casa, com a adoção do IPv6 será como se todas as casas ganhassem um número novo, mas diferente do antigo. Por exemplo, que fosse, ao invés de um número simples, um código baseado em números e letras. Dessa forma as casas teriam ainda seu número antigo e o novo código: eles não se misturariam ou se confundiriam, porque seriam diferentes. Ambos poderiam ser usados para se chegar a um determinado destino… Quando todas as casas recebessem o novo código o antigo poderia, finalmente, ser deixado completamente de lado, pois não teria mais utilidade.

O IPv6 veio para substituir o IPv4. Ele foi desenvolvido ao longo da última década com esse intuito. Apresenta algumas vantagens em relação ao IPv4, e suportado pelos principais equipamentos e programas de computador. Sua implantação na Internet já está em andamento. Prevê-se que ambos, IPv4 e IPv6, funcionem lado a lado na Internet por algum tempo. Mas, a médio ou longo prazo, o IPv6 substituirá o Ipv4. Além da necessidade real da mudança para suportar os novos computadores que serão conectados à internet, o IPv6 foi desenvolvido para dar conta de um conceito conhecido como computação ubíqua. Num futuro próximo teremos carros inteligentes, edifícios automatizados, equipamentos médicos controlados remotamente e muitos outros dispositivos que precisarão de um endereço único, fora a quantidade maciça de smartphones e tablets que estão saindo das lojas com conexões 3G e 4G.

Benefícios:

  • Aumenta a segurança
  • Aumenta a performance
  • Permite o surgimento de novas redes
  • Aumenta o processo de inclusão digital
  • Facilita o surgimento de novas aplicações

 

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br