Etice participou da palestra “Linguagem Simples” promovida pelo Laboratório Íris

5 de fevereiro de 2020 - 10:41

Na última terça-feira, 4, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) participou da palestra “Linguagem Simples – textos difíceis de ler excluem milhões de Brasileiros”, no auditório do Palácio da Abolição , ministrada pela jornalista e pesquisadora, Heloísa Fischer.

O secretário da Casa Civil do Estado do Ceará, Élcio Batista, abriu o evento falando da importância de um texto de fácil entendimento para o governo, “Temos que fazer com que as pessoas tenham facilidade de entender aquilo que nós queremos dizer”, destacou. Em seguida, ele acrescentou que a linguagem simples tem uma relação direta com a inclusão dos cidadãos: “Dentro do governo temos uma missão superimportante que é nos comunicarmos com todas as pessoas”, finalizou.

A iniciativa faz parte da campanha de simplificação e inovação promovida pelo Laboratório de Inovação e Dados – Íris, uma parceria entre Casa Civil e Seplag, visando a transformação digital dos serviços do governo de forma que os órgãos públicos possam gerar um “comunicar para todos”. Como frisou a pesquisadora, Heloísa Fischer, “governos tendem a falar uma língua que só os técnicos da mesma área entendem. Isso gera uma exclusão social pela linguagem.” E complementou: “Quando falamos em digitalização, estamos falando de inclusão e textos mais fáceis de entender é um dos aspectos urgentes a serem trabalhados para que tenhamos uma maior inclusão digital”.

Linguagem Simples é a tradução do termo em inglês plain language – também conhecida como Linguagem Clara ou Linguagem Cidadã. Este é um campo já consolidado em vários países, mas ainda pouco desenvolvido no Brasil.

05/02/2020

Thamires Assunção
Estagiária de Comunicação
Escritório de Governança Corporativa
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br