Otimista com o futuro da empresa, Lassance de Castro fala sobre planos para a Etice

30 de julho de 2021 - 10:58

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) tem um novo presidente: Lassance de Castro tomou posse no dia 13 de julho. Ele tem atuado no setor de Tecnologia da Informação desde a década de 90. Com mestrado obtido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), atuou no desenvolvimento de sistemas para otimização de processos e tornou-se professor titular da Universidade Federal do Ceará, nas áreas de matemática aplicada e computação. Durante sua carreira, realizou também serviços de consultoria para órgãos públicos e privados.

Acerca do projeto de ampliação do Cinturão Digital do Ceará (CDC), o presidente afirmou estar na fase do projeto de upgrade, e que até o final deste ano, acredita que tudo estará concluído e pronto para ser inicializado: “Estamos trabalhando com ideias de colocarmos energia eólica ou solar nas bases do cinturão digital para ganhar nas nossas despesas com energia elétrica. Além disso, reforçar o nosso apoio ao meio ambiente, evitar a degradação, então, quando a gente trabalha com energia eólica e energia solar, a gente tende a diminuir o lançamento de CO2 na atmosfera”.

Lassance também fez declarações relacionadas às melhorias que ocorreram na Etice nas últimas gestões, destacando os principais pontos e falando da lei do hub tecnológico, revelando qual o diferencial da empresa quando comparada a outras do ramo de Tecnologia da Informação: “Eu acho que todos os gestores que passaram na presidência da Etice deixaram a sua contribuição. Há um legado. O grande diferencial da Etice para a área de T.I., se comparado com outras empresas, é o capital humano. Na Etice, uma vez controlando essas tecnologias, a gente consegue visualizar [o panorama] para os nossos clientes,então sabemos como concatenar toda a informação de forma precisa. O bom da lei do hub é isso, é que a gente pode deixar tudo em sintonia e harmonia na T.I. para todos os órgãos públicos do estado do Ceará”.

O presidente falou ainda sobre seus planos para a Etice e ressaltou que as potencialidades do órgão estão nos recursos humanos. “Eu conto com pessoas que vão ajudar a Etice a melhorar cada vez mais os seus objetivos, os seus trabalhos, as suas atividades para haver uma integração de recursos humanos, financeiros e equipamento. Ninguém faz Tecnologia da Informação sem esses três recursos em harmonia e sintonia”, destaca Lassance. Ele avalia ainda que o Ceará se destaca em investimento público no setor de tecnologia e cita a implementação do sistema de emissão da nota fiscal eletrônica, o videomonitoramento através de câmeras de segurança nas ruas e o uso de Internet banda larga nas escolas, viabilizado em todo o estado através do Cinturão Digital do Ceará.

A sintonia entre a Etice, seus fornecedores e clientes é uma das prioridades da atual gestão. Para Lassance, a Etice deve atuar como um balanceador para manter a estabilidade entre o que os fornecedores oferecem e aquilo que os clientes demandam. “Eu espero deixar, nesse legado, uma organização. Tanto na parte de infraestrutura quanto na parte de relações humanas e, principalmente, de equipamentos utilizados pelos nossos clientes. Se eu conseguir deixar esse legado em harmonia e sintonia, já vou sair muito satisfeito”, finalizou o presidente.

28/07/2021 -14:40

Kelly Batista e Marcos Felipe Martins