Cresce uso de certificados digitais para declaração do IR 2012

22 de junho de 2012 - 14:06

 

A Receita Federal divulgou os números da entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda deste ano

Ao todo, o sistema registrou o recebimento de 25.244.122 declarações de pessoas físicas, sendo que 22.203 foram realizadas com a tecnologia da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Os dados representam um crescimento de 60% em comparação ao exercício de 2009, quando 13.834 utilizaram seus certificados para o envio da declaração.

Além disso, o acesso identificado com validade jurídica proporcionado pelo certificado digital ICP-Brasil permitiu que a Receita Federal disponibilizasse no seu site (e-CAC) uma série de serviços, tornando assim o atendimento mais rápido para os contribuintes que podem interagir com a Receita a partir do seu escritório ou residência, sem necessidade de comparecer às unidades do órgão para a maioria de suas solicitações.

Uma das principais novidades neste ano foi a possibilidade de baixar o programa no dia 24 de fevereiro. Para a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, “o contribuinte respondeu bem a essa novidade, pois no primeiro dia de entrega tivemos quase 300 mil declarações entregues contra cerca de 150 mil do mesmo dia de 2011”.

Dia 30 de abril foi maior pico de recebimento, tendo chegado a mais de 2 milhões, com uma média de 200 mil declarações entregues por hora. Mesmo no momento de maior pico, os servidores do Serpro não chegaram sequer a 45% da capacidade de processamento.

O primeiro lote de restituição do imposto de renda estará disponível a partir de 15 de junho de 2011. O cronograma dos lotes deve seguir o rito tradicional: um lote por mês até dezembro, liberados sempre na virada da primeira para a segunda quinzena.

 

Fonte: (ti inside online)