Conectividade ainda é grande desafio para governos

10 de julho de 2012 - 17:10

Cultura dos gestores públicos ainda precisa avançar no sentido do compartilhamento de informações

A conectividade ainda é o grande desafio de governos, em todas as esferas, para implementação de sistemas públicos, conforme ficou evidente em painel sobre integração de sistemas entre as três esferas de governo (municipal, estadual e federal), no 12º Wireless Mundi, realizado na terça-feira (3), em São Paulo, pela Momento Editorial, dirigido a gestores públicos (foto ao lado).

Este ponto foi colocado ao lado da garantia de segurança como desafios para implementação do cadastro único dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo diretor do Datasus, Augusto Gadelha. Durante o painel, o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Anápolis, Fabrício de Almeida Ribeiro, lamentou que os gestores públicos do município fiquem com o sistema de informação de educação fora do ar com alguma frequência, especialmente na área rural, onde o a transmissão é feita por rádio.

A gerente de tecnologia e informação em saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, Neuslene Rievrs de Queiroz, apontou a ausência de links como um dos problemas no avanço na utilização de sistemas informatizados no Sistema Único de Saúde local, apesar da aceitação dos usuários do sistema.

Os gestores públicos mostraram avanços importantes na integração de sistemas, apesar da resistência dos gestores públicos. Em São José dos Campos, por exemplo, Jeferson Donizete de Lima sofreu na pele a resistência dos agentes de atendimento de emergência para criar o Centro de Operações Integradas (COI), onde todas as chamadas são registradas em um único sistema. “Polícia, Bombeiros e Guarda Municipal queriam ter um sistema próprio. Foi preciso convencê-los da importância de ter tudo integrado,” afirma Lima.

Fonte: (wireless mundi)