Pregão para uso será em fevereiro

3 de janeiro de 2013 - 19:53

Com o edital já pronto, o Governo do Estado pretende realizar a licitação conceder o uso comercial do Cinturão Digital do Ceará (CDC). A proposta é de internet mais rápida e barata

A promessa é de entregar internet de velocidade alta a preço baixo. Para isso, o Governo do Estado quer realizar o pregão licitatório para uso comercial do Cinturão Digital do Ceará (CDC) em fevereiro, afirmou o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.

Desde o início do segundo semestre de 2012, o edital internacional de licitação está pronto. Pode ser publicado ainda este mês. A concorrência vai acontecer para a concessão de quatro pares de fibras óticas, em três lotes para três empresas diferentes.

O preço de partida do primeiro lote, fixado ainda ano passado, é de R$ 20 milhões, para dois pares de fibra; o segundo, de um par, vai custar, pelo menos, R$ 17 milhões. E o terceiro lote, também um par de fibras, está estimado em R$ 15 milhões. Os valores são os estimados em 2012 e deverão passar por correções da inflação para este ano. As concessões serão por 15 anos, renováveis por mais 15 anos.

A estimativa do presidente da Etice é de que o usuário pagará por uma internet de alta velocidade e capacidade de fluxo de dados cerca de R$ 25 mensais.

O POVO entrou em contato com as quatro maiores operadoras de telefonia e internet do Ceará. Elas responderam por meio da assessoria de imprensa.

A Oi informou que avalia participar da licitação, “pois sempre está ampliando os serviços no Ceará”. A Vivo afirmou saber da existência do CDC, mas aguarda o edital. A TIM afirmou acompanhar os detalhes do CDC e que “está atenta a publicação do edital de licitação para definição de sua participação no referido projeto”. A Claro disse que não vai se manifestar sobre o assunto.

Gigafor recebe sistema
Até o final deste primeiro mês de 2013, toda a rede do Governo do Estado do Ceará vai estar integrada ao Gigafor, sistema próprio de dados, que também é uma das “artérias” do CDC.

Conforme Fernando Carvalho, atualmente, a rede do Cinturão está ativa em quase três mil quilômetros de cabos de fibra óptica, servindo a mais de 650 pontos de interesse do governo, com velocidade de 10 Gigabites por segundo (Gbps) – em um par de fibras. Isso quer dizer uma velocidade bem acima do que, por exemplo, oferece a empresa GVT – no máximo de 100 Megabites por segundo.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Internet com boa velocidade e capacidade de transferência de dados importa para o usuário de internet pessoa física, mas também para as empresas, de diferentes ramos que utilizam tecnologia de transmissão de dados, como TV digital.

Detalhes sobre o Cinturão Digital do Ceará
Site:https://www.etice.ce.gov.br/

Fone: Fone: (85) 3101.6600

Governo municipal usará Cinturão
A equipe do prefeito Roberto Cláudio solicitou ao Governo do Estado a migração do sistema atual de transferência de dados para o Gigafor, ao qual o Estado já utiliza. Segundo o presidente da Etice, Fernando Carvalho, o Gigafor e a Etice estão preparados para fazer a migração.

Velocidade
O Governo do Estado usa, em Fortaleza, metade de 1 Gigabit por segundo (Gbps) no Citurão Digital. Tem disponível 10 Gbps.

Potencial

“Fortaleza é a única cidade onde chegam os cabos de fibras dos grandes provedores de internet (Level3, Oi, Intelig, Embratel, Verizon)”, ressalta Carvalho.

Manutenção subjúdice
Após o lançamento da licitação para manutenção do Cinturão Digital, a Oi recorreu na Justiça e conseguiu liminar para que o processo fosse suspenso. O edital previa contratação apenas de empresa com especialização comprovada em manutenção de fibra ótica, o que, segundo Fernando Carvalho, não é o caso da Oi. O Estado está se defendendo judicialmente, mas a manutenção está sendo feita por uma equipe da Etice.

Fonte: (O Povo)